Por Fillis Niorges

O Rio São Francisco já registra a maior cheia dos últimos anos. Em Barra a previsão de chegada do pico da cheia será entre os dias 13 à 16 de março, segundo o Serviço Geológico do Brasil - CPRM. A população barrense teme uma vazão do rio à cidade, uma vez em que parte o cais de proteção está deteriorado e está ameaçado ceder outras partes. 

O  aumento do nível do rio  deixa as autoridade e ribeirinhos da região em estado de alerta, já que a previsão é que a água continue aumentando.


No início de fevereiro, após as chuvas intensas da região central de Minas Gerais, o nível do rio chegou a 7,33 metros na cidade. Desta vez, a cheia foi causada pela abertura das comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias, iniciada no dia 28 de fevereiro e aumentada no último dia 5.

Neste último fim de semana, após a diminuição das chuvas nas cabeceiras, a vazão de chegada à hidroelétrica ficou controlada, com armazenamento de 96% do volume útil. Já na  segunda-feira, a Cemig decidiu diminuir defluência da barragem, passando de 2.000 m³/s para cerca de 1.500 m³/s.

clique na imagem abaixo e veja maior