Uma onça-pintada foi encontrada às margens da BA-263, nas proximidades da Fazenda Cipó, em Palmas de Monte Alto, na tarde deste domingo (5). O animal possivelmente foi atropelado e estava caído no mato ao lado da rodovia. Não há informações de qual veículo pode ter o atropelado.

O motorista Luiz, foi o primeiro a ver a onça morta. Ele relatou à reportagem, que estava retornando de Sebastião Laranjeiras de bicicleta, quando em determinado momento viu sangue na rodovia e parou para olhar do que se tratava. “Eu estava fazendo um pedal, e quando vi o sangue fiquei curioso, e mais ou menos uns 2 metros da pista estava a onça lá caída. Tudo indica que foi algum carro que atropelou, pois ainda estava saindo sangue pela boca e pelo ouvido, certeza que tinha poucos minutos que aconteceu“, disse.

Até a publicação desta matéria, não conseguimos saber se o corpo do animal já havia sido recolhido do local.

PROVÁVEL DESTINO

De acordo com pesquisa feita pelo site, normalmente em casos como este, o órgão responsável (IBAMA) recolhe o animal para ser empalhado, que é a técnica de preservação da forma da pele para exibição ou estudo do animal. Neste trabalho, também são coletados dados como espécie, peso, tamanho, padrão de pelagem, idade, entre outros. A suspeita é que o animal tenha morrido de traumatismo craniano depois de ser atingido por algum veículo.

CARACTERÍSTICA

A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de felino de corpo robusto e musculoso encontrada em praticamente todos os biomas brasileiros, com exceção do Pampa. Esse mamífero carnívoro é considerado o maior felino das Américas e o maior animal carnívoro da América do Sul. Atualmente, tem sido ameaçado em virtude da caça e da destruição de seu habitat. (Feito por Portal Vilson Nunes)